sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Honrar crianças


             Organizado pelo músico e ativista dos direitos das crianças, Raffi Cavoukian,  o livro "Honrar a Criança: como transformar este mundo" reúne artigos de alguns dos principais pensadores internacionais nas áreas da psicologia, educação, economia, administração, liderança e religião.
             Raffi forneceu o tema chave para o livro, a partir da sua principal preocupação atual: a busca da resposta para a pergunta "como podemos transformar este mundo tão atormentado e trabalhar para a criação de um mundo adequado para as crianças?" Cavoukian, Raffi. Honrar a Criança: Como Transformar este Mundo. São Paulo: Instituto Alana,  2009.



Descobrimos que estas alegrias são autoevidentes: Que todas as crianças são criadas plenas, dotadas de inteligência inata, com dignidade e admiração, e são dignas de respeito.

A incorporação da vida, da liberdade e da felicidade, as crianças são bênçãos originais, estão aqui para aprender a própria canção. 

Todo menino e toda menina têm direito de amar, sonhar e pertencer a uma "aldeia" afetuosa. E buscar uma vida de propósitos.

Afirmamos nossa responsa-bilidade de nutrir e cultivar os jovens, honrar seus ternos ideais como o coração do ser humano. Reconhecer os primeiros anos como a base da vida e apreciar a contribuição das crianças para a evolução humana.

Nós nos comprometemos a modos pacíficos e juramos proteger do mal e da negligência esses cidadãos mais vulneráveis. Como guardiões de sua prosperidade, honramos a abundante Terra cuja diversidade nos sustenta.

Assim prometemos nosso amor às gerações futuras.

Essa é uma declaração para honrar a criança. Está na página trinta e um do livro de Raffi Cavoukian, Honrar a Criança, editado no Brasil pela Instituto Alana, do qual, como comentei aqui na semana passada, sou ativista.



O livro que tem como subtítulo: "Como transformar esse mundo" é um importante apoio para aqueles que acreditam que somente com o tratamento humano adequado às crianças poderemos conquistar uma sociedade mais saudável e sustentável.

Na apresentação, Dalai Lama afirma: "Ao cuidar bem delas [as crianças], proporcionar-lhes uma educação sólida e incutir nelas valores positivos, estamos garantindo um futuro mais harmonioso, pacífico e produtivo para todos nós".

Honrar as crianças "Significa vê-las como as pessoas criativamente inteligentes que são, respeitar sua individua-lidade, reconhecê-las como membros essenciais da comunidade e oferecer a formação fundamental de que precisam para florescer". Simples. Vamos fazer?





Nenhum comentário:

Postar um comentário